entao, como eu prometi mais cedo, fiz um diário ao vivo da cerimonia de abertura dos jogos pan-americanos do rio, inspirado nos diarios ao vivo do bill simmons, o sports guy da espn.com. o q isso quer dizer: q eu acompanharia a cerimonia de abertura do pan pela tv, fazendo minhas anotaçoes e piadinhas em tempo real, e depois colaria aqui

bom, sabe como é, uma copia nunca é tao boa qto o original, principalmente pq eu nao sou o cara mais criativo e engraçado do mundo. mas até q tá passavel. acho q vcs vao gostar. entao, sem mais delongas, o meu diario ao vivo da cerimonia de abertura do pan rio 2007:

5:10 – ok, o sportv ja começou sua transmissao, entao eu ja to vendo a transmissao deles. mas eu to indeciso se vejo na band ou na globo. se for o luciano do valle ou silvio luiz narrando na band, eu acho q vou ter q ficar lá… eu queria zoar o galvao, mas luciano e silvio sao imbativeis em comedia intencional E nao-intencional

5:15 – o luis carlos jr lembra a todos q já tivemos jogos de futebol e handebol femininos, mas q a abertura oficial é só agora. faz sentido pra vcs? pq eles nao simplesmente fazem a abertura um pouco antes? é como se o seu filho nascesse um dia, mas só fosse registrado no dia seguinte, e aí resolvessem q esse é o aniversario dele

a proposito, o alberto bial é um dos comentaristas do sportv, entao ver na band ou globo já é uma derrota, pq o bial adora pagar um mico. a cobertura do sportv do mundial feminino de basquete do ano passado foi mais engraçada que dois meses de zorra total

5:20 – a band tem o luciano e a renata fan. tá resolvido, são eles mesmo. luciano pela graça e renata pq é uma graça

5:21 – coloco na globo e o galvao tá lendo um de seus editoriais ridiculos. vai ser duro perder o mar de baboseiras dele… pensando bem, nao vai mesmo, qto menos galvao, melhor! a band tá em comercial, entao dá pra ficar na globo um pouco. tempo de duraçao do discurso do galvao: 4 minutos

5:24 – ao lado do galvao, está a fatima bernardes. a cada segundo, minha escolha de assistir pela band se torna mais acertada. renata fan >>>>>>>> fatima bernardes

5:26 – a equipe de comentaristas da band bate um bolao, as “meninas do rio”. ia ser mais interessante ficar assistindo às meninas do q as competiçoes. porem, o apresentador marcio de castro (qdo o luciano chamou, jurei q tinha dito max de castro), simplesmente as apresentou e elas nao tiveram tempo pra dizer nada… será q sao melhores assim, quietas pra nao estragar? torcemos q nao

5:27“opening ceremony DELAYED”, diz o letreiro da transmissao internacional na band, ao mesmo tempo q o luciano diz q a cerimonia deve começar pontualmente. ok. o luciano mandou pro forte de copacabana para o tiro “inaugural” da transmissao… mas o tiro saiu sem som!

5:32 – volto na globo e o galvao está mandando outro editorial. ele fala q nao gosta do papo de inclusao pq “inclui os excluidos mas exclui os q ja estavam incluidos”… ah tá bom entao

5:33 – a galera vaia o atraso e luciano já comenta. enquanto a globo celebra, a band nao perde tempo em esculhambar. luciano: “eu ja cobri olimpiadas e pans desde 82 e nunca vi um atraso”, renata: “pq tinha q ser no rio, né, luciano?”

luciano falando com a reporter: “olha, sem querer te explorar como sherlock holmes, mas pq as delegaçoes se atrasaram, hein? foi problema da organizaçao, ou eles nao se acostumaram ainda ao fuso horario (…)?” ele tá pegando fogo

5:38 – o silvio luiz narrou o jogo do brasil no handebol feminino e eu perdi??? ah nao, assim nao dá! eu já perdi ele narrando a semifinal da argentina na copa america no outro dia… eles precisam criar uma entrada de rss q avise sempre q o silvio luiz for narrar qqr tipo de jogo. ele pode narrar um jogo de cuspe a distancia q eu assistiria. e é claro, como meu amigo fred s. já disse, alvaro josé seria certamente o comentarista

5:39 – luciano agora elogia sarcasticamente o tamanho de sua cabine de imprensa. é, tenho certeza q a globo está numa cabine maior, mas tu tbm nao deve muito em tamanho pro bola 7, né, luciano

5:42 – agora a reporter emily diz q ainda faltam umas 13 ou 14 delegaçoes para chegarem. comparando, luciano diz: “hje em dia a liga das escolas de samba é uma das organizaçoes mais organizadas do brasil”. ah é mesmo. por isso q foram presos varios bicheros na operaçao hurricane

to achando q nessa esculhambaçao toda tem um bom pingo de inveja e ciumes pq o pan é no rio, nao em sampa

5:47 – tá rolando um “pré-show” com a virna e o robson caetano pra tentar manter o publico entretido. e eles ficam cantando uma musica – segundo o galvao (troquei rapidinho) – do arnaldo antunes, q é só “viva essa energia” over and over. isso tá parecendo mais propaganda da coca-cola

5:54 – a emily virgilio (q a cada chamada parece mais gata) diz q a organizaçao ta culpando o transito pelo atraso. bom, o luciano pode reclamar o qto quiser, mas paulista reclamar do transito carioca nao é como o roto reclamando do esfarrapado, é como o completamente pelado reclamando do esfarrapado

6:00 – apagaram as luzes no maraca, agora parece q vai!

6:02 – é a elza soares cantando o hino. q ela canta mto, nao há como negar. pena q a cara dela hje pareça um maracujá esticado com olhos q se encontram na nuca. só q os globulos oculares nao foram junto, entao ela ficou vesga, coitada

confesso: me deixou arrepiado esse hino a capela com o maraca inteiro cantando junto. a elza até tentou chorar, mas os olhos dela estao tao esticados q perderam essa capacidade já

6:07 – soltaram os fogos no centro do gramado. alguem segura a policia pra eles nao invadirem o palco achando q é o trafico!

6:10 – o molequinho no meio do palco batucando já perdeu o ritmo há mto tempo. eles devem ter fechado o microfone dele já. tudo bem, a bateria de escola de samba já tomou conta

6:12 – voltou o comercial da coca-cola. tá dando a nitida impressao q é playback. coloquei na globo e tbm tava dando um pouco essa impressao

6:14 – ah nao, agora surgiu o arnaldo antunes. MALA! já começou a falar. o arnaldo é meio rapper, exceto q ele nao tem flow nenhum, as musicas dele nao tem ritmo dançante, e ele fala um monte de coisa sem pé nem cabeça. ok, i’m a hater

6:16 – já vaiaram os argentinos de leve. a moça luciana aimar, porta-bandeira da argentina, é gatissima. tenho q começar a caçar essas atletas pela cidade, de alguma coisa esse pan tem q me servir… pegar uma atleta gata cairia bem no meu curriculo

o luciano pergunta se a luciana aimar, q ele nunca viu na vida, é prima do pablo aimar (grande pablito!!!). o marcio de castro responde, “é a maior atleta feminina da argentina na atualidade”. boa pesquisa, luciano!

6:21 – rapaz, a delegaçao de antilhas holandesas é cheia de loiras gatas, q beleza. tenho q arrumar um jeito de entrar na tal boate da vila pan-americana

6:23 – delegaçao de belize: 6 pessoas. e uma delas nao é atleta, é um gordinho da organizaçao dos jogos, mas ta dando tchau pra todo mundo feliz da vida. só faltou o cartaz escrito “mamae, to na globo!!!”

6:28 – renata fan: “a colombia é o país do piloto de formula 1 q nao está mais na formula 1, juan pablo montoya”. ela talvez se desse bem com o galvao e seu passo de “inclui os excluidos e exclui os q estavam incluidos”. a proposito, a delegaçao de dominica tbm só tem 5 atletas

6:33 – lá vai a galera vaiar os usa… eles devem estar pensando, “damn congolese people!”

6:38 – à frente de todo mundo, tem um globo com o nome do país escrito em portugues. entao pq as ilhas virgens americanas está “ilhas virgenes”??

6:43 – luciano elogia a cerimonia agora e faz um pequeno mea culpa, dizendo q diz q está indo perfeito “com mto orgulho… qdo tem problema a gte tem q criticar, fazer o q”. tudo bem, luciano, a gente te perdoa. mas eu quero ver vc ter um filho old school style quando o brasil entrar!! nisso, a delegação do peru entra e nosso bravo narrador diz, empolgado: “olha aí o peru! peru com uma das costas mais ricas da america do sul”. já foi perdoado sem sombra de duvidas!!!

6:46 – luciano passa por cima da duda yankovich comentando o boxe de porto rico, tadinha

6:48 – rapaz, sao cristovao ta competindo no pan!! será q vai entrar uma delegaçao do mengao tbm?? to querendo ver mesmo o roger com o manto!

sao vicente e granadinas: 4 atletas. os voluntarios da organizaçao tao se divertindo demais entrando com essas delegaçoes, dançando mto mais q os atletas. se eu fosse um dos atletas dava logo uma bifa. “num rouba meu show nao, zé ruela! vai competir em alguma coisa se quiser aparecer aqui!”

6:54 – o vanderlei cordeiro de lima entra com a bandeira pulando de um lado pro outro, feliz da vida. só falta um dos voluntarios imitar o tal padre irlandes e pular em cima dele. a miss natalia guimaraes ta ali vestida de globo terrestre e foi dar um beijinho no vanderlei. bem mais agradavel, né, vanderlei! agora q a camera descobriu a natalia, tbm, nao sai mais dela

pra ser justo com o galvao, o luciano tbm aproveitou e fez um editorial proprio falando q o esporte é cheio de meritos, q nao poderia surgir atraves da politica brasileira, q mais atrapalha do q ajuda. vlw, luciano

7:03“foi tudo tao perfeito ate agora q eu esqueci do atraso”. tá bom, luciano

7:05“esse segundo lugar da natalia no miss universo foi o maior equivoco de um juri na historia”. o luciano tá começando a ficar inspirado… mas eu to meio decepcionado por enquanto, to achando q o galvao deve estar falando mais merda

7:07 – GAAAAAAAAAAAAAAAH EU NAO AGUENTO MAIS ESSA MUSICA DE COMERCIAL DE COCA-COLA

7:11 – a natalia timberg tá tentando narrar o poema, mas o luciano e a renata nao param de falar por cima. parece aquele povo q nao pára de comentar durante um filme no cinema, mas só q eles nao podem te escutar dizendo “shhh”

7:20 – o barquinho no mar é pra mim a parte mais irada até agora. só q tinham q ter colocado pra tocar “o barquinho”, né?? em vez de musica classica. acho musica classica nesses eventos tao batido… pq a gte nao simplesmente coloca uma bossa, um sambinha?

7:21 – ok, no q eu falei isso, eles começam a tocar um arranjo de “aguas de março”. assim q eu gosto!!

7:28 – a adriana calcanhoto tá numa cadeira GIGANTE, ela parece msm tipo uma sininho na cadeira. isso é meio assustador, brother. fora q colocar a adriana pra cantar “boi da cara preta” com o maraca todo escuro é pedir pra deixar um monte de criancinha cheias de pesadelos pro resto da noite

7:34 – mais fogos no maraca! segura os tiras q o maradona chegou com o pó!!!

7:39 – a galera vaiou de leve o lula e teve uma reaçao meio-a-meio pro cesar maia qdo o nuzman mencionou ambos. to pensando q a galera q aplaudiu o cesar nao mora no complexo do alemao

7:49 – o presidente da odepa disse “oi” pro publico e o povo respondeu “oooooooooooooi”. depois, ele disse “hoy” e o publico de novo, “oooooooooi”. a oi deve tá feliz da vida

7:51 – a galera nao perdoa! o presidente da odepa fala do lula de novo e a galera vaia de novo! uns aplausos meio q abafaram as vaias, mas elas tavam lá! é, lula, tá foda, hein

o nuzman declarou aberto os jogos pan-americanos. ué, nao é o lula q faria isso? e o lula tava pronto pra discursar… será q desistiram após a vaia?? olha isso! e esse foi o presidente q foi reeleito “pelo povo”, hein??? o luciano tá falando q é uma falta de decoro, vai ser mto comentado daqui pra frente, uma gafe enorme… te disse q até o dodô nao deve estar contente com o apoio do presidente! tá mals, hein, lula??

7:59 – a natalia falavigna lendo o juramento dos atletas pareceu as crianças lendo o livro em voz alta no colegio. “em nome. de todos os atletas. eu prometo. seguir as regras…” etc

8:00 – chico cesar canta vestido de pai de santo! ou é isso, ou é cafetao com esse medalhao enorme no peito

8:11“joaquim cruz, medalha de ouro nos 800 metricos”… vlw, luciano!! o joaquim (q é mto gente boa e uma das melhores entrevistas q eu ja fiz, mto gente fina) acende o globo/sol de aço q vai ser a pira pan-americana do maraca. aquilo ali ta queimando demais, cara, parece meio perigoso

8:13 – aí eles colocam daniela mercury, uma baiana, pra cantar cidade maravilhosa. porra! num dava pra colocar a sandra sá ou algo q o valha nao? tinha q ser a beth carvalho! tem mais fogos no maraca, mas eu já cansei da piada da policia, deixa pra lá

é, rapaz, terminou mesmo sem o lula. incrivel. eu to PASSADO. a festa foi linda, foi bem maneira mesmo, mas a barraçao do lula roubou a cena. foi incrivel

agora meu amigo leitao ta dizendo q o galvao mandou a seguinte perola: “essa chama é olímpica, mas os jogos são pan-americanos! até pq a odepa está subordinada ao coi”. e eu perdi!!! droga

